─ Habemus Queiroga!
─Sim! Habemos por uns quinze dias.
─ Quinze dias? Tu tá louco, cara? Eu dou no mínimo seis meses para ele ficar na pasta da Saúde.
─ Seis meses? Louco está você. Você esqueceu que Queiroga é contra a cloroquina para o tratamento precoce? Além do mais um cara com um currículo pomposo como o dele não vai macular a carreira ao ceder aos caprichos do Presidente. Você viu que Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é conselheiro do Conselho Regional de Medicina da Paraíba… É meu amigo, um cara com um currículo desse não vai se sujar não.
─ Sei não. Ele é um cara bem afinado com a política, é próximo da família Bolsonaro. Eu vi que ele transita bem na política de Brasília… É chegado do presidente. Olha lá se ele não ficar até o final do governo, viu!
─ Mas, cara, tô pasmo com teu otimismo. Eu que achei que tu…
─ Eu? Otimismo com esse presidente aí no poder? É que o novo ministro tem lá suas afinidades com os negacionismos A imprensa tá dizendo que ele não é chegado a lockdown como plano contra covid. E tem mais: você viu a entrevista que o novo ministro deu à Folha? Ele reconhece que não há tratamento precoce, mas é favorável à autonomia dos médicos para prescrições de tratamento precoce. Queiroga está alinhado com Bolsonaro, meu!
─ Sei não. Mas um cara com um currículo tão nobre desses ficar por muito tempo… Além do mais o centrão não está de boa com a escolha do Bolsonaro não. Por isso a queda não vai demorar muito.
─ Acho que vai ficar mais tempo… ele tem aquele jeito bonachão Pazuello de ser um-manda-e-o-outro-obedece. E disse que vai seguir a política do Presidente…
─ Tem outra coisa para Queiroga não vai ficar muito tempo: ele deve ler muito o G1 e a Folha de São Paulo porque ele curte muito esses perfis nas redes sociais. Bolsonaro não gosta destes órgãos de imprensa. Mais um motivo para o descarte do novo ministro.
─ Vamos apostar? Eu dou no máximo um mês na pasta; você, cinco meses.
─ Beleza. Topo. Uma caixa de leite condensado se ele ficar menos de um mês.
─ E eu aposto uma caixa de duzentas máscaras se ele ficar mais de cinco meses.
─ Boa! Se ele ficar este tempo, vamos precisar mesmo de muita máscara.
─ Pensando bem… vou substituir o leite condensado por duas caixas de máscaras.
Riram languidamente. Em tempo de pandemia, de tantas mortes e negacionismos, quem tem ânimo para rir a bandeiras despregadas?
Vald Ribeiro
(vald@palavras1.com.br)